sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Por uma união de forças

Após ouvir falar sobre um artigo que, quando comentado, tinha as palavras-chave ''cabra; gay; espinafre'', fiquei curioso por lê-lo, mas nada encontrei.
Eis que ontem esse artigo foi encontrado e lido.

Achei curiosa a forma como o escritor abordou a questão sobre como os homossexuais são tratados, pelo desprendimento, pela leveza de consciência para abordar um assunto tão polêmico.


Alguns sites e comentaristas, foram contra o que o autor J. R. Guzzo disse? Não necessariamente. Foram contra a forma de abordar os homossexuais, ao compará-los a cabras. Todos sabem que ninguém tem nada contra cabras, mas acredito que houve uma distorção do assunto opinado: homossexuais sendo tratados de maneira diferente e cada vez mais.

Um ponto que me chamou a atenção no texto, é ele dizer que a ''(...)tendência a olharem para si mesmos como uma classe à parte, na verdade, vai na direção exatamente contrária à sua principal aspiração – a de serem cidadãos idênticos a todos os demais.''

Usando um pouco do meu senso crítico, acredito que essa luta toda tenha seu valor. Ponto. De resto, acredito faltar um pouco mais de senso coletivo e suas lutas também se pautarem em causas sociais, que merecem atenção de todos os humanos. Sim, aquelas que todos dizemos sem nem pensar muito: saúde, educação, segurança, etc. Homossexuais lutarem por suas causas, é aceitável, afinal, sou branco, mas o racismo poderia ser contra minha raça. Outra coisa é apenas lutarem contra o preconceito e causas afins.

Gostaríamos de ver uma maior união entre os gays, pelo bem da humanidade e não só pelo respeito. Nossos políticos precisam de alguma motivação sempre, para votar por questões polêmicas ou importantes. Uma delas, o aumento dos investimentos em educação, por exemplo. Se gays fizessem união com outras camadas consideradas ''restritas'', como a dos índios, evangélicos, católicos, roqueiros, metalúrgicos, nossos políticos teriam mais potencial, trabalhariam realmente para o povo e assim, teríamos mais soluções.

Há a cada dia, um choque cada vez maior entre grupos. Muitos evangélicos e católicos (incluindo da política), votaram contra o polêmico ''kit gay''. Alguns gays da capital paulista, fizeram manifestação pela não homologação do ''Dia do Orgulho Hétero'' e por aí vai...

Onde está a luta pelo bem comum e não, a ''luta especializada''? Além de exigir respeito, é preciso ser mais humano. Me provem que estou enganado. Gostaria de saber onde estou errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Obrigado pelo
Obrigado.