quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Perigo em São Paulo: PT e PSDB podem piorar a situação

Acredito que todos estão vendo nos noticiários (ver vêem, mas raciocinam?) e percebendo o quão estranha está essa história de que o governo paulista recusou ajuda, depois aceitou ajuda, após isso, mostraram que pediu ajuda. Do lado do governo federal foi oferecida ajuda, recusado apoio financeiro e após uma ajuda que não se sabe se realmente é ''bem vinda'' como disse há pouco tempo, nosso governador.

O que mais me deixa triste é a sensação de perigo que pode estar sentindo toda a população paulista.



Primeiro, porque os noticiários nos mostram coisas horríveis – mortes de policiais, de civis, onda de crimes – e não é apenas o medo, mas saber como estão reagindo.

Segundo, não conseguir compreender quem está errado nessa história (governo paulista, federal ou os dois?).

Terceiro, a dificuldade em se encontrar um solução. Para essa terceira afirmação, algo posso deduzir (e não é o IR, pois nem ''horrores'' eu ganho): se o governador pedir ajuda, em 2014 será ridicularizado durante período eleitoral e isso aparecerá em debates, sabatinas e campanhas eleitorais. Se recusar ajuda, é taxado como governo auto-suficiente, mas incapaz de conter os crimes e será criticado também. O governo Dilma quer ajudar, mas a ajuda que eles oferecem é insuficiente.

Quarto, não sabemos o verdadeiro grau de perigo, mas se nada for feito, ambos os políticos terão muito o que discutir em 2014.

O que mais me importa é me sentir tranquilo. Partidos historicamente hostis serão capazes de entrar em acordo? A população conseguirá dormir de janela aberta após isso?